Conheça o Candeia Olímpica

O Candeia Olímpica é formado por pais de alunos de diversas escolas em Brasília, cujos filhos são dedicados às olimpíadas do conhecimento, especialmente as de matemática. Buscamos fortalecer os laços de amizade e o compromisso que temos com o futuro de nossos filhos. Juntos somos mais que sozinhos e formamos uma verdadeira comunidade, com o propósito de apoiar nossos filhos nos desafios olímpicos.

Olha que legal...já fizemos nosso primeiro encontro. Um sucesso!

Que este seja apenas o primeiro de muitos encontros, e que nossa candeia continue a brilhar cada vez mais forte e também ilumine as amizades que surgiram ou surgirão por meio desse projeto tão especial.

A trajetória olímpica do Benício, nome pelo qual é conhecido no meio olímpico, é um exemplo notável de dedicação e da busca pelo ideal. Medalhista em inúmeras competições olímpicas,  com ouro em todas as edições da Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e "monstrão" da matemática na Olimpíada Matemáticos por Diversão (OMpD), desde cedo demonstrou um talento excepcional, que o levou a conquistar uma posição que serve de inspiração a muitos.

J.V. BENÍCIO CÂNDIDO

Trajetórias inspiradoras: o brilho da candeia olímpica

No candeia olímpica acreditamos no potencial transformador que as olimpíadas do conhecimento proporcionam. Nessa seção especial, dedicamos espaço para que as histórias reais de alguns alunos possam inspirar outros.

O início: no seu sexto ano escolar, Benício já se destacava por sua paixão e habilidade em matemática e lógica. Além de colecionar diversas medalhas em olimpíadas nessas áreas, ele alcançou um marco significativo ao se tornar medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), um feito notável, sobretudo por sua idade.

Consolidação e Conquistas Internacionais: o sétimo ano marcou a consolidação da sua trajetória olímpica, com a elevação do seu nível de desempenho. Sua persistência nos estudos foi recompensada com a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), além de sua primeira vitória no cenário internacional, com a conquista de medalha na Olimpíada de Maio.

No ano seguinte, enfrentou o desafio da mudança de nível das competições, mas isso não o impediu de alcançar resultados expressivos. Ele demonstrou sua versatilidade ao obter conquistas notáveis em diversas competições de matemática, mas também física e química. 

Novamente seu talento transcendeu as fronteiras nacionais, com a conquista de nova medalha na Olimpíada de Maio e também na Olimpíada Iraniana de Geometria (IGO), com excelente desempenho ainda na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) mostrando sua consistência e capacidade de adaptação.

Cenário Internacional atual: este ano (2025) ano iniciou com um grande impulso, ao alcançar um de seus maiores objetivos que era o de integrar uma equipe internacional de matemática da OBM. Essa conquista o levará a representar o Brasil na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), consolidando-o como um dos jovens talentos promissores do país.

É importante ressaltar que toda essa trajetória de sucesso teve um custo alto, exigindo do Benício muitas renúncias e uma força de vontade inabalável. Seu percurso é uma inspiração para todos que buscam a excelência em suas paixões.

Trajetória na OBM e Internacionais

LORENZO G. PETRACCONE

No mundo olímpico, a história do Petraccone  - nome pelo qual é conhecido - começou quando ainda estava no 1º ano do Ensino Fundamental, ao conquistar sua primeira medalha. Foi na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 2017.

Desde então, foram mais de 60 premiações em olimpíadas científicas. As principais: OBM, OBF, OBQJr, OBA, OMU, OBMEP, OMDF, Jacob Palis. A dedicação às olimpíadas científicas, com a graça de Deus, rendeu-lhe muitas conquistas, aprendizados e amizades.

Conquistou vaga em um destacado Colégio Militar, onde o mundo olímpico foi ainda mais descortinado; participou de Semana Olímpica da OBM, no Rio Grande do Sul; fez amigos que compartilham dos mesmos sonhos, com quem mantém contato até hoje; e também conseguiu bolsa de estudos em um importante colégio de São José dos Campos - SP, em função do desempenho nas olimpíadas.

Neste ano de 2025, tem se dedicado com ainda mais afinco à área de Astronomia, pois será a primeira vez que poderá participar das Seletivas para as Olimpíadas Internacionais desta matéria. A meta deste ano é avançar nas seletivas o máximo que conseguir, conquistando vaga nas etapas e treinamentos presenciais, lançando mão das quotas para alunos do 9º ano. Com isso, ao entrar no Ensino Médio, deverá estar ainda mais maduro para tentar conquistar, se for da vontade de Deus, uma vaga na equipe brasileira que vai disputar a OLAA (Olimpíada Latino Americana de Astronomia) e, quem sabe um dia, a IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica).

A caminhada não é fácil e não há certeza da vitória; mas, como diz em 1 Samuel 7:12, “até aqui nos ajudou o Senhor”; e somos muito gratos por tudo o que Ele já fez em nossas vidas.

Voa alto, nosso futuro astronauta!

A trajetória de conquistas do Petraccone, como todos que se engajam no universo das olimpíadas do conhecimento, exigiu e ainda exige muito sacrifício, dedicação e força de vontade. Seu percurso é uma inspiração para todos que buscam a excelência em suas paixões.